segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

DEUSES ASTECAS

TEZCATLIPOCA

Filho de Ometeotl, Tezcatlipoca, "O Senhor do Espelho Fumegante", é o senhor do céu e terra. fonte de vida, amparo do homem, origem de todo o poder e da felicidade, dono das batalhas, onipresente, forte e invencível. Era representado como um jovem com arranjo na cabeça e no rosto e as pernas enfeitadas com listras. Trazia postas pulseiras de penas coloridas de quetzal e um escudo na mão, também feito de penas, além de uma bandeira de papel. Quetzalcoatl e Tezcatlipoca, sendo irmãos, representam a dualidade e a antagonia. Em uma das lendas, Tezcatlipoca e Quetzalcoatl criaram o mundo. No começo existiam apenas o oceano e a terra, onde vivia o monstro Cipactli. Tezcatlipoca ofereceu seu pé como isca e o monstro da terra apareceu e o devorou. Foi assim que ambos o dominaram e o estiraram para que fosse transformado em solo. Os espíritos dos mortos tinham que se apresentar diante de Tezcatlipoca para receber seu destino. 

HUITZILOPOCHTLÍ

Huitzilopochtli, o "Beija Flor Azul" ou "Beija Flor do Sul" é a principal divindade dos mexicanos. Deus do sol e da guerra, foi batizado pelos conquistadores como Huichilobos. É representado por um homem azul armado, com penas de beija flor na cabeça. Sua mãe, Coatlicue, o gerou depois que uma bola de penas caiu do céu sobre sua cabeça. Os irmãos e irmãs, pensando que a mãe os havia desonrado com esta gravidez misteriosa, decidiram eliminar a mãe grávida, porém Huitzilopochtli nasceu e matou a maioria. Huitzilopochtli agarrou a cabeça da irmã e atirou para o céu, transformando-a na Lua. Ele próprio simboliza o Sol. Conduziu os astecas durante sua longo migração de Aztlan, sua terra natal, até o vale do México. Seguiram com destino ao sul até que Huitzilopotchi lhes indicou onde deveriam estabelecer sua nova capital, México-Tenochtitlan em Anahuac, no meio do Lago Texcoco, uma cidade repleta de canais.

QUETZALCOATL

Quetzalcoatl, filho de Ometeotl, é a principal divindade do panteão pré-hispânico. Seu nome é composto por duas palavras: "coatl", que quer dizer serpente e "quetzal", significando ave de rica plumagem. De acordo com a filosofia asteca, esta divindade possui também diferentes conotações, "dupla rica", "ave dos tempos", "gema dos séculos", "umbigo ou centro sagrado", "serpente aquática fecundadora", "o das barbas da serpente", "o grande aconselhador", "divina dualidade", "feminino e masculino", "pecado e perfeição", "movimento e tranquilidade". Em função da dualidade de sua natureza ela tanto cria, quanto destrói o mundo. Sua parte destruidora tem o nome de Tezcatlipoca, "o Senhor do Espelho Fumegante". Quetzalcoaltl também representa a dualidade inerente à condição humana: a serpente representa o corpo, com suas limitações; as penas representam os princípios espirituais. 

 CHALCHIUHTLICUE

Chalchiuhtlicue, a "da saia de jade", era a deusa da fertilidade. Considerada a Grande Mãe, era também a deusa dos lagos, das águas da terra, além de senhora dos mantimentos, nutrindo o homem para que pudesse viver e multiplicar-se. Sua vestimenta é composta por uma saia de linhas ondulantes, uma alusão à água que flui, e utiliza uma mascara de serpente. Às vezes é representada pela corrente de água fluindo da divindade e, nesta corrente podem ser vistas crianças recém-nascidas. Suas funções se referiam ao aspecto aquático, forma utilizada pela divindade para ajudar na fecundação, fonte de vida, por excelência. Era também bastante importante como fator de pureza, e era invocada em rituais onde o corpo era lavado com água. Patrona dos nascimentos, desempenhava um papel importante nos batismos astecas.

XIUHTECUHTLI


Xiuhtecuhtli, também chamado Huehueteoltl, "deus velho", é deus do fogo e do calor. Era casado com a deusa Xiuteciuahtl. Era o avô dos homens, o dono do tempo. Vivia no centro do universo. Era representado por um velho enrugado, sem dentes e encurvado, com o rosto vermelho/amarelo, carregando um braseiro. Na mitologia, sua idade representava a experiência e a sabedoria. Um de seus símbolos era a cruz com as quatro direções do mundo, que partiam do centro de onde ele vivia. Também era conhecido como "cobra de luz' porque era o símbolo do amanhecer radiante e, diante de sua presença, os poderosos deuses da noite desapareciam. Era bastante relacionado ao sol. Originário da região vulcânica e representante da idade das montanhas, seu culto remonta ao começo da vida  na América. Associado à purificação, transformação e regeneração. Foi encarregado das mudanças no mundo. Xiutecuhtli, assim como Ometeotl, estava relacionado ao conceito de principio porém, diferente da divindade suprema, a ele eram rendidos cultos específicos.






Fonte de pesquisa :www.seuhistory.com




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Professor Paulo R. Küster