Inconformados com tais desmandos e inspirados pelos escritos dos pensadores John Locke e Thomas Paine – francos opositores da dominação colonial – os colonos norte-americanos começaram a se opor à presença britânica nas Treze Colônias. Em dezembro de 1773, organizaram uma revolta contra o monopólio do chá que ficou conhecida como Boston Tea Party. Intransigente aos protestos coloniais, a Inglaterra decidiu fechar o porto de Boston (local da revolta) e impor as chamadas Leis Intoleráveis.
Os principais aspectos da politica inglesa ,em relação às colônias :
*Monopolizar o mercado para as manufaturas inglesas .
*Controlar o crédito e as finanças da economia colonial.
*Refroçar o papel das forças militares na vida colonial .
*centralizar a máquina politica das colônias
*Dominar o comércio de mercadorias coloniais
*Sufocar os avanços democráticos e diminuir as leis nacionais.
Isso provocou uma grande revolta criando um conflito entre os colonos e a coroa Britânica .
No ano seguinte, reunidos no Primeiro Congresso da Filadélfia, onde Thomas Jefferson redigiu um documento exigindo o fim das exigências metropolitanas. No Segundo Congresso da Filadélfia, ocorrido em 4 de julho de 1776, os colonos resolveram romper definitivamente com a Inglaterra, proclamando a sua Independência.
Não reconhecendo as resoluções do Congresso da Filadélfia, a Inglaterra entrou em conflito contras as 13 colônias. Esses confrontos marcaram a chamada Guerra de Independência das Treze colônias. Apoiados pelos franceses, inimigos históricos da Inglaterra, as Treze Colônias venceram a guerra, tendo sua independência reconhecida em 1783.
Adotando um sistema político republicano e federalista, os Estados Unidos promulgaram sua carta constitucional em 1787. Os ideais de liberdade e prosperidade defendidos pelos fundadores da república norte-americana não refletiam a situação dispares dos estados do Norte e do Sul. Tais diferenças acabaram por promover um conflito interno, que ficou conhecido como Guerra de Secessão.
Dica de filme sobre o conteúdo (O Patriota )
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Professor Paulo R. Küster